março 27, 2008

A Criação e o Design dos Frascos de Perfume

A Criação e o Design dos Frascos de Perfume

Antes de serem acondicionados em frascos de vidro, os perfumes ocupavam garrafas de barro e estanho. Foi somente no final da Idade Média que a Europa Ocidental começou a produzir frascos de vidro, em pequenas quantidades, e em locais de fácil acesso para a matéria-prima necessária em sua fabricação. Nesse período e durante muito tempo depois, não havia interesse na produção requintada dos frascos. Foi somente no final do século XIX e começo do século XX que o vidro começou a ser produzido em larga escala, e algumas fábricas especializaram-se na produção dos frascos de perfume. As novas técnicas permitiram que o frasco e a substância começassem a caminhar juntos e obter um grau de importância relevante no mercado.

De olho em todas essas transformções, François Coty, no início do século XX, criou a teoria: "o perfume é a sua embalagem". A partir daí um marco ha história dos perfumes se iniciava. Preocupado com a identidade artística dos frascos de perfume, deu a eles uma nova finalidade: comunicar, expressar e seduzir. A evolução de seu pensamento foi tão grande que, hoje em dia, é humanamente impossível não nos deixarmos envolver pela beleza e pelo design de tal recipiente. É como se fosse um mensageiro de seu próprio conteúdo.



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